Desde setembro de 2010, a Gerência Regional de Educação do Barreiro realiza encontros de formação para os professores das escolas municipais. O objetivo é dar condições para que os profissionais se apropriem dos conteúdos das Proposições Curriculares e passem a utilizá-la como referência para a elaboração do currículo escolar e planejamento do trabalho pedagógico.

De onde vem os recursos para a rede de formação?

As escolas municipais de Belo Horizonte elaboram anualmente o Plano de Ação Pedagógica - PAP, que após ser aprovado pela Assembléia Escolar e Secretaria Municipal de Educação, utilizam parte do recurso para formação de professores. Conforme orientação da própria secretaria, as escolas organizam-se na forma de consórcio, no qual cada uma paga a cota relativa ao número de docentes participantes.

A formação em números

A regional do Barreiro possui 26 escolas de ensino fundamental, sendo que, destas, 25 estão participando da rede de formação, totalizando 840 professores de 1º, 2º e 3º ciclos. Foram contratados 12 assessores de várias disciplinas. No ano passado, aconteceram três encontros mensais, atualmente eles acontecem a cada dois meses, com uma carga horária de 4 horas.

Matemática


Luciana Maria Tenuta de Freitas, mestre em Educação Matemática pela UFMG

Révero Campos da Silva, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC/MG